27 janeiro, 2016

Em Roma, sê iraniano...?

Ao que parece o Presidente Iraniano, de nome Hassan Rouhani, está a fazer a sua primeira visita oficial à Europa. E já deu que falar na imprensa e redes sociais. Tudo porque, em Roma, e numa visita aos Museus Capitolinos, as estátuas de mulheres nuas foram tapadas com painéis. Muitos estarão a pensar qual a finalidade de se ocultar este património centenário, quando é exactamente pela sua cultura que Itália é eleita, tantas vezes, como destino. A justificação para esta atitude, tomada pelo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, está em não causar constrangimentos ou ofensas ao presidente iraniano. 
Certo é que já choveram críticas por parte do povo italiano e da oposição partidária de Renzi. E, no geral, um pouco por todo o lado são visíveis comentários a esta "submissão europeia".


Foto: AFP 2016/Filippo Monteforte
Foto: Giuseppe Lami/ANSA/AP

Vejamos. É importante existir uma relação de respeito entre líderes de diferentes países? Claramente
que sim. Acho de louvar a boa comunicação e o  respeito por diferentes culturas e ideais. Hassan Rouhani veio a Itália para fechar negócios de vários milhões de euros, mas para isso não é preciso que Renzi "venda" também a identidade cultural de um país. 

Compreendo que o ADN da Europa Ocidental e do Médio Oriente seja completamente diferente, contudo penso que é inadmissível, nos dias de hoje, a anulação da nossa história para que não se firam susceptibilidades de terceiros! Deve existir tolerância e respeito. Mas esse respeito deve ser mútuo. Qualquer estrangeiro que se desloque ao Oriente está sujeito às regras e à cultura que por lá imperam. Se alguém nos visita (refiro-me à Europa) por que motivo não aceita igualmente a nossa arte, os nossos costumes?

No final de contas estamos a falar de História. De um património do qual sentimos orgulho e que jamais deveria ser escondido desta ou de outra forma. 
Só posso afirmar que a cultura é a identidade de um povo. E eu, sinceramente, não gostava de ver seja que povo for a vergar-se ou a moldar-se aos seus visitantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário