06 novembro, 2016

À Procura de Dory | Filmes

Esta semana assisti ao filme "À Procura de Dory", que surgiu este ano como uma continuação do grande sucesso da Disney Pixar "À Procura de Nemo". Estava com vontade de ver o filme desde o momento em que soube que iria estrear. Tinha ficado com uma boa impressão do primeiro filme, que vi vezes e vezes sem conta, e achei interessante a ideia da Disney Pixar retomar a sequela de Nemo. Mal consigo acreditar que já se passaram 13 anos desde o lançamento do primeiro filme! Mas é curioso como a história inicial permanece recente na minha memória. Por isso estava com muitas expectativas para este filme que, apesar de ser de animação, é um dos meus géneros preferidos, independentemente da idade que tenha. "À procura de Dory" é um filme com cerca de 1h30m de duração e ao qual dou nota positiva. Não se pode dizer que seja um filme apenas para os mais pequenos, pelo contrário, penso que se adapta a qualquer idade. Considero um filme divertido, educativo, e emocional ao mesmo tempo. Resumindo: a nossa Dory, que sofre de perda de memória a curto prazo, vive tranquilamente com os amigos Marlin e Nemo, até que começa a lembrar-se, aos poucos, da sua família. Inquieta e aventureira como sempre foi, decide ir procurar os pais e arrasta os amigos para mais uma aventura que envolve buscas, novas amizades, e memórias do passado. Na nova sequela do filme grande parte da acção tem lugar num centro de recuperação para animais marinhos.


Escusado será dizer que Dory se vai perder de Marlin e Nemo e vai ter de enfrentar muitos desafios até conseguir encontrar a família, que se encontra na Jóia da Baía do Morro. Pelo meio, surgem novos personagens muito carismáticos e com os quais se cria facilmente afinidade, como é o caso do polvo Hank, que se revela um leal amigo, e da baleia Destiny com quem Dory volta a encontrar-se após tantos anos (finalmente está desvendado o mistério de Dory saber falar baleiês!). "À Procura de Dory" é um filme sobre a força da amizade e o poder de acreditar no nosso instinto. Existem pedaços do passado que nos chegam através de flashbacks e tenho de frisar a ideia do amor e da paciência maternos, que são personificados no filme através dos pais de Dory. É um seguimento muito inteligente e bem estruturado do filme de Nemo e é a oportunidade perfeita para nos apaixonarmos ainda mais pela divertida cirurgiã-paleta. Um filme que arranca emoções, que estimula a nostalgia, e que nos faz sorrir!

Nota: vi o filme em inglês, apenas com legendas em português, e é engraçado identificar em cada fala de Dory a voz da grande apresentadora Ellen DeGeneres. Mas, devo dizer que em "À Procura de Nemo"(2003) assisti à versão portuguesa e dou nota 10 ao desempenho de Rita Blanco como "Dory". Uma dobragem excecional da atriz!

Dados do filme:
Título: À Procura de Dory
Título Original: Finding Dory
Ano: 2016
Diretor: Andrew Stanton, Angus MacLane
Disney

2 comentários:

  1. Eu também vi o filme em inglês e gostei muito da voz da Ellen, mas a versão da Rita Blanco está qualquer coisa de estrondoso xD sinceramente, sempre preferi ver as animações em português e acho que este filme não é excepção :)

    ResponderEliminar
  2. É verdade, eu também costumo ver sempre na versão portuguesa, mas desta vez calhou assim. A dobragem da Rita Blanco está cinco estrelas, sem dúvida :)

    ResponderEliminar