Dei uma pausa na minha alimentação regrada, admito. E agora? Bem, é sempre altura de retomar os bons hábitos alimentares, por isso, e com base nas minhas próprias asneiras, reuni três dicas para manter o foco na dieta. Acho que vou reler isto sempre que um gelado de noz chamar por mim.
1º Mandamento: Não dirás que "é só hoje"
Digo tantas vezes esta célebre frase. Até seria aceitável se fosse verdadeira e se restringisse a um só dia. Acontece que a maioria das pessoas a vai repetindo todos os dias, e todos os dias se aproveita desta desculpa para comer algo adicional.
2º Mandamento: Se sabes que vais comer algo descontroladamente, não proves sequer o primeiro pedaço
Eu sou assim. Consigo estar um mês sem comer chocolate, mas se por acaso me predisponho a comer apenas um quadradinho, não consigo. Só descanso quando como mais de metade da tablete. E aí está tudo estragado, mais vale manter as tentações afastadas e não abrir excepções.
3º Mandamento: A comida não será o refúgio para as tuas emoções
Quantas vezes comemos um chocolate porque estamos tristes? Quantas vezes tratamos a comida como refúgio? Qualquer ocasião parece perfeita para abusar da comida, desde as épocas festivas até aos momentos de tédio. O melhor a fazer nestes casos é canalizar as emoções para outras actividades igualmente prazerosas.
![]() |
| www.vilamulher.com.br |
Tudo isto para fazer um balanço dos estragos que tenho feito nos últimos dias a nível alimentar e definir alguns limites. Comi há cerca de cinco horas (comecei a escrever este post à 1h da manhã) e o meu estômago ainda está às voltas. Só por isto dá para ter uma ideia do quanto o tenho massacrado nas duas últimas semanas. Por que é que saboto sempre a minha alimentação saudável? Não me preocupo somente com a questão estética, mas também com a minha saúde. Conheço-me tão bem que sei quais são os meus pontos fracos neste campo. Agora só falta usar esse conhecimento a meu favor e manter o estilo de vida a que me propus.
Posso usar a típica desculpa da Páscoa e dizer que os responsáveis por ter saído da linha são as amêndoas, os ovos de chocolate ou os bolos fintos. E, em parte, até são. Mas se os doces estão ao nosso alcance durante todo o ano, por que é que há todo este descontrolo alimentar nestas alturas? Quase ninguém consegue dizer que não. As pessoas permitem-se a estas extravagâncias que muitas vezes são um verdadeiro atentado ao nosso corpo. Não julgo ninguém, porque eu própria me incluo neste grupo, o que não me deixa lá muito satisfeita comigo mesma.
Há três anos passei de sedentária com hábitos alimentares reprováveis para uma adepta de caminhadas ao ar livre. Ganhei gosto pelo exercício físico e o ano passado decidi entrar para o ginásio, que frequento três vezes por semana. Corrida e musculação são os meus exercícios de eleição. Acontece que o exercício não é o suficiente para atingir o objectivo da perda de peso. Se assim fosse, tudo seria bem mais simples. Qualquer pessoa tolera uma hora de cardio no ginásio, o verdadeiro desafio são as restantes 23 horas em que estamos entregues às variações de humor, aos apetites repentinos, às prateleiras dos hipermercados. Isto sim é difícil: resistir aos impulsos e manter o foco. O factor psicológico tem uma grande influência, já para não falar da nossa cultura, que encara a comida como recompensa.
Há três anos passei de sedentária com hábitos alimentares reprováveis para uma adepta de caminhadas ao ar livre. Ganhei gosto pelo exercício físico e o ano passado decidi entrar para o ginásio, que frequento três vezes por semana. Corrida e musculação são os meus exercícios de eleição. Acontece que o exercício não é o suficiente para atingir o objectivo da perda de peso. Se assim fosse, tudo seria bem mais simples. Qualquer pessoa tolera uma hora de cardio no ginásio, o verdadeiro desafio são as restantes 23 horas em que estamos entregues às variações de humor, aos apetites repentinos, às prateleiras dos hipermercados. Isto sim é difícil: resistir aos impulsos e manter o foco. O factor psicológico tem uma grande influência, já para não falar da nossa cultura, que encara a comida como recompensa.
A alimentação é fundamental para nutrir o nosso corpo e mantê-lo saudável, apto e cheio de energia. Por norma consigo portar-me bem e fico feliz quando me apercebo das escolhas saudáveis que faço. Para mim não é um sacrifício, pelo contrário, já se tornou algo natural. Só que de vez em quando cedo aos doces e sinto que o meu corpo entra em descarrilamento. É incrível como o organismo reage logo às mudanças, sejam elas mais saudáveis ou mais pobres a nível nutricional. É importante escutar os sinais que o nosso corpo nos dá.
Costumam abusar dos doces? Sentem-se culpados depois?
Qual dos mandamentos costumam infringir?







E que tal queimar calorias, por exemplo, num ginásio? Eu adoro comer, mas como tenho plena consciência que o meu organismo assimila mais do que devia, costuno queimar as dito cujo na piscina!
ResponderEliminarEu também frequento um ginásio, mas isso apenas me faz manter o peso que tenho e não emagrecer ;)
EliminarO fim-de-semana passado foi um autêntico descalabro para mim. Por norma, tenho uma alimentação regrada e saudável, mas há alturas em que não resisto aos doces e então vai tudo à frente. Então se estou numa fase mais sensível ou se estou emocionalmente desgastada ou instável, é pior. Já controlo melhor tudo isso, mas há dias em que ainda me deixo levar pela gula!
ResponderEliminarEu também sou assim, Catarina! E fico tão chateada comigo quando saio da linha. E o corpo também dá sinais de que o estou a "maltratar" com tanta comida e açúcar! Melhores dias virão, as festas já passaram :)
EliminarNão sou das pessoas que mais cuidados tem com a alimentação, sinto-me feliz desde que cumpra duas regras: 1L de água e duas peças de fruta por dia, sempre! :)
ResponderEliminarBeijinhos, Dalila | The Lost Louboutin Blog |
Eu sou louca por fruta, por mim comia quatro peças por dia! :)
EliminarCom a água já sou mais esquisita, mas faço tudo para me ir hidratando.
Beijinhos :)
Olá querida Paula,
ResponderEliminarantes de tudo muito obrigado pelo feedback. É sempre bom ter a participação de novos leitores e seguidores. Também não conhecia o teu blog mas já fiz questão de o seguir :D
Bem, pelo que vejo tens uma rotina de cuidados boa o que significa que, à partida, não terás grandes problemas com o teu cabelo. Acontece-me o mesmo com o meu porque não suporto a ideia de sair com ele à rua com aquela sensação de peso provocada pela oleosidade :(
Sofro de anorexia nervosa e, por enquanto, não posso pensar neste assunto. Contudo, li o post na íntegra e considero que as dicas são básicas mas absolutamente essenciais! Regra a comida nos dias subsequentes é a peça-chave!
NEW BLOGGER TIPS POST | All About Promotion
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Obrigada pelo comentário, Miguel!
EliminarRealmente, nesse caso o foco deve ser outro!
Beijinhos :)
Como eu me identifiquei com este post! Felizmente, tenho uma metabolismo incrível e arrisco a afirmar que é o que me salva! Mas mesmo assim, tenho de começar a procurar um estilo de vida mais saudável! Obrigada por estes mandamentos :))
ResponderEliminarDe nada, querida Sara! :)
EliminarEu tenho tendência a ganhar uns quilinhos quando me desleixo, por isso tenho de andar quase sempre na linha!
Beijinhos
Concordo com muito do que dizes aqui. O corpo diz-nos o que quer, ou o que precisa, às vezes é só preciso prestar atenção e outras vezes descodificar. Se o corpo nos pede comida gordurosa, muitas das vezes só nos está a pedir energia rápida e há uns quantos alimentos saudáveis que nos podem fornecer essa energia.
ResponderEliminarAcima de tudo, o que é necessário é uma alimentação o mais variada possível, com o mínimo de alimentos processados possível e exercício físico, sejam caminhadas, corridas, ginásio, zumba, ténis, umas braçadas na piscina municipal ou até tratar do jardim ou da horta.
Beijinhos, gostei do tema :)
Disseste tudo! É mesmo assim. Ouvir o nosso corpo e procurar fazer as melhores escolhas alimentares. E exercício físico sempre. Faz bem não só ao corpo, mas também à mente :)
EliminarA melhor dieta é não fazer dieta eheh No meu caso, quanto mais penso "tenho de emagrecer" mais eu engordo porque stresso e vai tudo por água abaixo.
ResponderEliminarBeijinhos,
http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/
Sim, a pressão às vezes não contribui. E quanto menos se quer comer, mais tentações nos aparecem à frente. Mas aí já depende das decisões de cada pessoa :)
EliminarBeijinhos
Gostei muito do post :) Eu cá vou fazendo uma alimentação saudável, mas é claro que às vezes peco (Às vezes peco mesmo muito), mas acho que o segredo é conseguir conter-se e resistir um pouco às tentações :)
ResponderEliminarCidadã do mundo desconhecido
http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/
Olá! Obrigada pela tua visita e comentário!
ResponderEliminarEu tenho momentos em que sigo tudo certinho e outro em que perco a cabeça! :D
Mas o caminho é em frente e é sempre altura de recomeçar!